February 28, 2006

Carnaval


São várias as versões sobre a origem da palavra CARNAVAL. No dialeto milanês CARNEVALE quer dizer: "o tempo em que se tira o uso da carne", pois o CARNAVAL é propriamente a noite anterior à quarta-feira de cinzas.
Será que o carnaval é a maior manifestação de cultura popular, ao lado do futebol ?

Correntes blogosféricas

Quero agradecer o convite do GR.
Seguem-se as manias:

1 - Mania: Não sou nada (a mania que sou um Zé Ninguém)
2 - Mania: Nunca serei nada (a mania de contrariar-me a mim próprio)
3 - Mania: ­­­­Não posso querer nada (a mania que não tenho direito a nada)
4 - Mania: À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo... (a mania de ser um sonhador)
5 - Mania: Fernando Pessoa (a mania de copiar as palavras do Fernando Pessoa)

Para não quebrar a corrente, é suposto enviar este desafio das manias a outros cinco bloggers. Não vou fazer isso. Desafio as pessoas que aqui comentam a escreverem sobre as suas cinco manias.
Venham de lá essas manias…

February 27, 2006

O riso

O riso manifesta-se em diferentes contextos e em diferentes locais públicos, como centros comerciais, salas de aula, ruas, etc. Trata-se de situações sociais, momentos de felicidade, prazer e brincadeiras. Mas o riso não é somente uma manifestação de alegria. O riso atenua a hostilidade e a agressão, promovendo o comportamento amigável. O riso desempenha, assim, um importante papel na comunicação e nas relações humanas. Exerce uma função social relevante. Por outro lado, o riso é inato e uma das primeiras experiências da vida humana. Ele permite-nos interagir como indivíduos com o grupo social no qual nos inserimos, assim como aliviar as tensões sociais do quotidiano. Para além de constituir alívio de tensão, o riso é também a expressão de emoções positivas. A noção de que “ o riso é um bom remédio” é verdadeira. O riso diminui o stress, a ansiedade e a dor, e relaxa a tensão muscular. Há um conjunto de reacções fisiológicas que são desencadeadas pelo riso: fortifica o sistema imunológico, activa o sistema cardiovascular e promove mudanças hormonais benéficas, entre outras. Desta forma, o riso poderá ser considerado um protector da saúde. O humor beneficia o corpo e o espírito. Do ponto de vista psicológico, e citando Gérard Jugnot, “ o riso é como um limpador de pára-brisa; ele nos permite rodar em frente mesmo que continue chovendo”. Em suma, tal como Freud afirma, “ Assim como a sagacidade e o engraçado, o humorismo possui em si um elemento libertador. Porém, também possui algo subtil e animador, que falta nas duas outras formas de extrair prazer de uma actividade intelectual. Sem dúvida, o que há de subtil nele é o triunfo do narcisismo, afirmativa, vitoriosa do ego sobre a sua própria invulnerabilidade. Recusa-se a ser ferido pelas flechas da realidade ou ser compelido a sofrer. Insiste em ficar imune aos ferimentos do mundo exterior, na verdade, que estes são apenas oportunidades para alcançar o prazer. Este último traço é uma característica fundamental do riso”.

Será que o riso tem um importante papel na comunicação e nas relações humanas?

February 24, 2006

Por motivos profissionais, estou afastado do meu próprio computador, por isso mesmo peço desculpa por esta pequena interrupção, voltarei assim que minha missão longe de casa termine.

February 21, 2006

Água

Somália, recursos naturais.
Atualmente, o ser humano utiliza 54% da água doce acessível dos rios, lagos e aquíferos; se continuar aumentando a sua utilização no ritmo actual, dentro de 25 anos a humanidade absorverá 90% da água doce disponível no planeta, deixando apenas 10% para as outras espécies.
Será que, enquanto o poço não seca, não conhecemos o valor da água?

February 20, 2006

Jesus Cristo


Um tribunal de justiça italiano tem que decidir sobre a existência histórica de Jesus Cristo e se a Igreja Católica viola alguma lei por ensinar que Cristo existiu há cerca de 2.000 anos.
O confronto legal envolve dois septuagenários que foram amigos e durante a juventude estudaram no mesmo seminário num povoado italiano.
No banco dos réus está Enrico Righi, que continuou os estudos no seminário até ser ordenado sacerdote. Atualmente ele escreve para um jornal da igreja.
O autor da acção, Luigi Cascioli, tornou-se ateu declarado e depois de insistir durante vários anos conseguiu o direito de ser ouvido pela corte, ao final deste mês. A disputa teria se iniciado depois que o Padre Righi contradisse os argumentos expostos num livro de Cascioli. Este último não gostou e optou por apresentar um processo perante a justiça italiana.
Cascioli afirma que Righi, e por extensão a Igreja Católica, violaram as leis italianas em pelo menos dois artigos. Uma das faltas cometidas seria violar a lei de "Abuso dei Credulità Popolare" (Abuso das crenças populares), criada para proteger as pessoas contra roubos e fraudes. A segunda lei seria "Sostituzione dei Pessoa" (similar à lei sobre falsidade ideológica).
Segundo Cascioli, a Igreja construiu a idéia de Jesus Cristo baseada na identidade de Juan de Gamala, um judeu que teria lutado contra o Império Romano. "Em meu livro, 'A Fábula de Cristo', apresento provas de que Jesus não existiu como figura histórica. Ele (Righi) agora deve refutar isto mostrando provas da existência de Cristo”, disse Cascioli.
Por sua vez, o Padre Righi afirmou que há numerosos textos históricos que respaldam a existência de Jesus e acrescentou: "se Cascioli não vê o sol no céu ao meio-dia, não pode me processar porque eu vejo e ele não".
Será que Jesus Cristo existiu mesmo?

February 16, 2006

Diferenças


Antes de compreendermos e aceitarmos a diferença do outro, devemos compreender e aceitar a nossa própria diferença. Devemos também não nos culpar por não sermos como o outro quer que sejamos. Devemos reconhecer que podemos errar, que somos limitados e que não atenderemos sempre ás expectativas dos outros. Assim, começamos a perceber que não é dificil conviver com o diferente, mas é difícil pararmos de agir com o outro como se esse outro fosse nossa extensão ou como se fosse nós mesmos.
Será que, embora acha diferenças entre nós há muito mais coisas que nos unem?

February 15, 2006

Amor Aberto (China)


Será que alguma coisa está a mudar na China?

GOOGLE NA CHINA !!!!

Estas são as imagens que você encontra quando procura a palavra "Tiananmen Square" no GOOGLE free world, e aqui as imagens quando procura a mesma palavra no GOOGLE Chinese get , conclusão a mesma palavra, resultados diferentes.”


February 14, 2006

Valentine's Day (Dia dos Namorados)

Palavras para quê ?

February 13, 2006

Novos Velhos

O que torna a velhice tão melancólica é o desaparecimento não de nossas alegrias, mas sim de nossas esperanças. A idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem.
A juventude é um disparate, a idade adulta uma batalha, a velhice uma saudade. (Disraeli)

Será que, os homens se assemelham aos vinhos: a idade estraga os mais e melhora os bons?

February 10, 2006

Agostinho da Silva ( PENSADOR)


“São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem”.
Agostinho da Silva

Será que a filosofia é uma reflexão sobre as ciências exactas, como em Descartes ou Leibniz, e em caso algum de fé, como em Espinosa ?

February 09, 2006

Mata Ratos ( TABACO)

A tragédia do vício de fumar provoca a morte de 3.500.000 pessoas por ano.

Será que deixar de fumar é uma decisão individual que pode ser facilitada (ou dificultada) pelas pessoas que rodeiam o fumador?

February 08, 2006

Alegria de viver


Será que há momentos em nossas vidas, em que nem tudo é triste?

February 02, 2006

FUTEBOL


Fans de futebol do Tongo e do Gongo

Será que é alto o percentual, em termos de espaço, que o assunto futebol ocupa nas páginas dos nossos jornais ?

Powered by Blogger


More Free Music at MP3-Codes.com