February 27, 2006

O riso

O riso manifesta-se em diferentes contextos e em diferentes locais públicos, como centros comerciais, salas de aula, ruas, etc. Trata-se de situações sociais, momentos de felicidade, prazer e brincadeiras. Mas o riso não é somente uma manifestação de alegria. O riso atenua a hostilidade e a agressão, promovendo o comportamento amigável. O riso desempenha, assim, um importante papel na comunicação e nas relações humanas. Exerce uma função social relevante. Por outro lado, o riso é inato e uma das primeiras experiências da vida humana. Ele permite-nos interagir como indivíduos com o grupo social no qual nos inserimos, assim como aliviar as tensões sociais do quotidiano. Para além de constituir alívio de tensão, o riso é também a expressão de emoções positivas. A noção de que “ o riso é um bom remédio” é verdadeira. O riso diminui o stress, a ansiedade e a dor, e relaxa a tensão muscular. Há um conjunto de reacções fisiológicas que são desencadeadas pelo riso: fortifica o sistema imunológico, activa o sistema cardiovascular e promove mudanças hormonais benéficas, entre outras. Desta forma, o riso poderá ser considerado um protector da saúde. O humor beneficia o corpo e o espírito. Do ponto de vista psicológico, e citando Gérard Jugnot, “ o riso é como um limpador de pára-brisa; ele nos permite rodar em frente mesmo que continue chovendo”. Em suma, tal como Freud afirma, “ Assim como a sagacidade e o engraçado, o humorismo possui em si um elemento libertador. Porém, também possui algo subtil e animador, que falta nas duas outras formas de extrair prazer de uma actividade intelectual. Sem dúvida, o que há de subtil nele é o triunfo do narcisismo, afirmativa, vitoriosa do ego sobre a sua própria invulnerabilidade. Recusa-se a ser ferido pelas flechas da realidade ou ser compelido a sofrer. Insiste em ficar imune aos ferimentos do mundo exterior, na verdade, que estes são apenas oportunidades para alcançar o prazer. Este último traço é uma característica fundamental do riso”.

Será que o riso tem um importante papel na comunicação e nas relações humanas?

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O riso é determinante nas relações humanas.

11:42 PM  
Blogger parlaemente said...

Um sorriso significa muito. Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o oferece; dura apenas um segundo, mas a sua recordação, por vezes, nunca se apaga.

11:45 PM  
Blogger Omni said...

I like the photo-what a huge smile!! :-)

(Click here if you dare)

1:55 AM  
Blogger Zilko said...

Hi... :)

Interesting blog u have here... :)

___________
www.zilko.co.nr

2:15 AM  
Blogger [ M.i.s.s U.n.p.e.r.f.e.c.t ] said...

goshh, i wish i could understand the languange,coz seems like you have a great story here,i could tell from all the pictures.^smile^

9:00 AM  
Anonymous Carlos Antunes said...

Seu blog é extraordinário......

2:06 PM  
Anonymous GR said...

O riso, tornou-se fácil, leviano!
Não acho “piada” nenhuma rirem às gargalhadas por tudo e por nada!
O riso, pode e deve ser uma forma de descontracção. Mas rir, por rir!
Não entendo!
Sorrir, é diferente!
É um gesto que trás outro sentimento!
Um só sorriso, quantas vezes nos aquece o coração!
Sorrir é uma forma de afecto!
Gosto de sorrir e receber esse afecto!

Com sorriso, pela sua chegada!

GR

9:37 AM  

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger


More Free Music at MP3-Codes.com