March 31, 2006

EU



Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...
Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida! ...
Sou aquela que passa e ninguém vê ...
Sou a que chamam triste sem o ser ...
Sou a que chora sem saber porquê ...
Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!
Florbela Espanca

4 Comments:

Blogger Lacobrigense said...

Pode-se dizer que a poesia de Florbela Espanca brota sobretudo no seu íntimo onde o sonho acaba e a dor começa. Sonha com uma felicidade incorruptível que deve existir em algum lugar. A dor vai minando profundamente em sua alma fazendo assim com que ela transmita seus sentimentos de uma forma única que a torne a Bela Flor da poesia portuguesa.

1:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Florbela Espanca foi uma mulher de paixões!
Sabe-se quando jovem viveu sem carência de afecto ou económicas.
Torna-se egocêntrica! Os seus sonetos são prova disso; “Eu”, ela própria!
De um espírito complexo, vive muitas contradições. Talvez por isso (a sua vida quase única para a época), casa três vezes, engravida duas, nunca conseguindo ter os filhos. Trabalha para ela própria a Saudade, a Dor, a Paixão, a Morte e o seu “EU”.
Dotada de uma grande inteligência muito jovem, ingressa no curso de Direito na Univ. de Lisboa (para a época não era habitual)!
Por tudo o que ela foi (pensamos nós!), Espanca é única!
Capaz de dizer, uma das mais belas frases:
«Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior do que os homens!»

GR

3:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Os poemas de Florbela Espanca podem ser comparados a uma bíblia de iniciação amorosa ou um dicionário das vicissitudes de uma mulher sofrida.

9:54 PM  
Blogger mixtu said...

Florbela... a eterna Espanca, as minhas leituras obrigatórias, Florbela e Sá Carneiro,
Cumprimentos monárquicos

4:46 PM  

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger


More Free Music at MP3-Codes.com