March 13, 2006

Lógica e amizade


A amizade exige lógica porque a amizade é incompatível com a manipulação. Manipulamos uma pessoa quando a usamos como um mero meio para os nossos fins, sem ter qualquer respeito pela sua inteligência nem pelos seus interesses. Manipular ou tentar manipular alguém é de tal forma grave que Kant pensava ser esse um dos princípios fundamentais da ética: nunca devemos tratar os outros como meios, mas sempre como fins, defendia ele. O que Kant queria dizer é que não podemos tratar os outros como se não tivessem capacidade autónoma para pensar e deliberar por si mesmos. Isto significa que se discordamos de alguém, ou se achamos que essa pessoa deve fazer uma coisa e não outra, o que temos a fazer é dialogar com a sua razão, com a sua capacidade para avaliar ideias criticamente, e não tentar persuadi-la irracionalmente a fazer ou a pensar o que, se lhes déssemos oportunidade para pensar claramente, ela não quereria fazer nem pensar. A amizade exige lógica porque a amizade exige respeito e respeitar a lógica numa troca de ideias é respeitar a humanidade da outra pessoa: a sua capacidade para deliberar, para pensar, para argumentar.
Em conclusão, há uma concepção deficiente da amizade (que não compreende que esta é incompatível com a manipulação) e da lógica (que não compreende que esta é uma das actividades humanas por excelência) que as coloca em campos opostos. Corrigidas estas incompreensões, a lógica e a amizade reencontram as suas relações mútuas no seio do que nos faz humanos.


Será que, a amizade tem alguma lógica?

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Algumas coisas simplesmente não têm lógica, a amizade tem lógica, infelizmente!

4:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tudo tem a sua lógica!Inclusive a amizade.

11:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Amizade tem lógica!
A Amizade, não tem cor, nem credos, nem sexo, nem defeitos físicos, nem hipocrisia!
A verdadeira Amizade não deve nem pode ser manipulada!
A Amizade, faz-se com elos; compreensão, diálogo, respeito mútuo, necessidade e muito afecto! Estes elos são lentamente unidos, a um tempo, a que lhe chamo memória!

GR

5:47 PM  

Post a Comment

<< Home

Powered by Blogger


More Free Music at MP3-Codes.com